Meu primeiro negócio

(Texto adaptado da fonte: Revista PEGN)

Abrir um novo negócio é um grande desafio. Um equívoco comum entre os empreendedores é dar foco apenas na ideia que tem, esquecendo de elaborar um bom planejamento estratégico e financeiro. Não é por acaso que cerca de 25% das empresas abertas não sobrevivem ao primeiro ano, segundo o Sebrae.

Para quem está começando, aqui vão 12 dicas para evitar os erros mais comuns

1. Compartilhe sua ideia

Converse com outros empreendedores e pessoas de confiança, pois a experiência deles pode ajudar a construir sua ideia e você economizará tempo, dinheiro, energia. Ficar apenas com medo de ser copiado não ajuda.

2. Valide o modelo de negócio

Quanto antes você testar ideia para validá-la, economizará recursos e reduzirá o tempo de entrar no mercado. Encare os problemas encontrados como aprendizagem para melhorar o projeto.

3. Conheça os clientes

Aumente a probabilidade de sucesso conhecendo o seu cliente: entenda os hábitos, necessidades, preferências dele. Com as informações em mãos, poderá personalizar produtos ou serviços, conquistar os usuários.

4. Fuja da informalidade

Ao iniciar um negócio, é comum procurar fugir dos impostos. Mas quando você evita ter um CNPJ, terá dificuldade de crescer, pois não poderá emitir nota fiscal, criar conta bancária da empresa, negociar com atacadistas e clientes grandes, definir e proteger sua identidade empresarial, só pra citar alguns exemplos.

5. Seja um bom gestor administrativo

Não adianta apenas ter experiência no seu ramo de atuação. Procure conhecer e evoluir seu lado administrador, ou pelo menos tenha um sócio que tenha comprovadamente essa qualidade, pois de outra forma seu negócio corre risco de afundar.

6. Tenha uma vida financeira organizada

Mesmo com planilha simples, é preciso controlar valores que entram e saem, incluindo previsões futuras. A desorganização financeira é terrível para os negócios. Existem softwares de baixo custo voltado para pequenas e médias empresas, que auxiliam muito na gestão. Leia nosso artigo sobre Tecnologias para saber mais.

7. Separe as despesas pessoais das empresariais

Pequenos empreendedores às vezes usam dinheiro da empresa para cobrir gastos pessoais, por causa de apertos ou desorganização. O ideal é que seja definida uma retirada mensal (chamada de Pró-labore), e o restante do lucro seja reinvestido na empresa para que possa crescer.

8. Saiba definir o valor do produto

É necessário conhecer as técnicas de cálculo para definir preço de produtos e serviços. Sem elas, mesmo quando vende muito a empresa pode não dar lucro.

9. Saiba negociar

Cortar os gastos e economizar deve ser seu primeiro pensamento para ir longe com seu negócio. Negociar com fornecedores é um boa estratégia. Se mantiver fluxo de caixa para pagar fornecedores à vista, por exemplo, terá mais lucros.

10. Gerencie seu estoque

Tenha em mente que se vender, precisa entregar. Portanto, você deve saber exatamente a situação do seu estoque ou mesmo capacidade de reposição dentro do prazo. Lembre-se de que o mínimo que seu cliente espera é ser atendido conforme prometido.

11. Adote estratégias de comunicação

Estratégias de comunicação devem ser adotadas em qualquer negócio, seja ele de grande ou pequeno porte. Algumas medidas criativas podem ser adotadas sem grandes custos. Uma newsletter para o e-mail dos seus clientes, informando sobre novidades e promoções, é uma forma relativamente barata de informá-los. As redes sociais, não podem ser deixadas de lado.

12. Seja criativo

Criatividade não significa ter que “reinventar a roda”. Você pode criar diferenciais exclusivos e capazes de levar empresa ao sucesso, e muitas vezes é uma questão de detalhes, começando pela confiança que tem naquilo que está oferecendo ao cliente.

Conte com a Trio Contabilidade para obter toda orientação necessária.

Comentários

Comentários não disponíveis