Mudando a contabilidade

Fonte: Jornal Contábil

Afinal, posso trocar de contador?

Muitos empreendedores ficam em dúvida ao perguntarem “posso trocar de contador?”. A contabilidade é uma área fundamental para o negócio, garantindo que todas as obrigações legais sejam cumpridas, mas sem acabar pagando mais impostos do que seriam necessários.
Por isso é imprescindível contar com um serviço de qualidade e que atenda às particularidades da empresa. Porém, nem sempre isso acontece. É aí que o empreendedor se depara com a dúvida: posso mudar de contador? A resposta é sim, você pode trocar de contador!
Qual o melhor momento para fazer essa troca? Como mudar de contabilidade e será que isso é um processo complicado?
Vamos responder essas e mais perguntas que você tenha sobre mudar de escritório contabilidade, além de trazer dicas para escolher um serviço melhor para sua empresa!

A importância da contabilidade


A contabilidade é importante em todas as fases de uma empresa — da sua abertura, expansão a seu encerramento — resolvendo todas as questões fiscais e pendências de cada etapa.
Considerando a complexidade do sistema tributário e fiscal praticado no Brasil, ter alguém para cuidar destas questões e se atentar às constantes mudanças legais é fundamental para cumprir cada dever e deixar o empreendedor tomar conta de outras necessidades do negócio.
No entanto, quando o serviço de contabilidade de uma empresa não atende às expectativas ou até mesmo não cumpre corretamente suas obrigações, diversos problemas podem ocorrer:


- Não pagar impostos importantes e ter que responder ao Fisco mais tarde;
- Pagar mais tributos do que são necessários;
- Não optar pelo regime de tributação mais adequado ao negócio;
- Não declarar corretamente os bens da empresa e acabar caindo na malha fina;
- Não contribuir com as decisões estratégicas, prejudicando o planejamento do negócio;
- Não manter os livros e documentos contábeis organizados ou atualizados, afetando o controle e gestão das informações;
- Não acompanhar as mudanças na legislação e continuar adotando práticas desatualizadas.

Mesmo que o trabalho seja assinado por um contador, ainda sim o empreendedor e sua empresa podem ser responsabilizados por irregularidades fiscais, incluindo até respondê-las na esfera penal. Por isso é fundamental acompanhar as ações da contabilidade, certificando-se de que está tudo sendo feito corretamente. Mas, quando isso não acontece? Ou quando o serviço dos contadores não atende às expectativas, seja por qual motivo for? O que o empreendedor pode fazer? Vamos responder todas as suas dúvidas agora!

Posso trocar de contador: é possível? Como?

Muitas são as responsabilidades sob os ombros de um contador. Se este parceiro não corresponde às expectativas e obrigações da empresa, corre-se um grande risco de ter problemas com o Fisco mais tarde e acabar tendo que desembolsar uma quantia significativa para corrigir as irregularidades. Mas não é só problemas com o Fisco que motivam a troca de contabilidade. Outras questões também fazem com que as empresas mudem de contador:


- Péssimo atendimento;
- Dificuldade de comunicação;
- Descumprimento de prazos;
- Uso de ferramentas desatualizadas;
- Falta de Proatividade;
- Não acompanhamento das mudanças de legislação;

Entre outras situações que, aos poucos, vão minando o relacionamento com este parceiro.
Então fica claro que escolher um serviço de contabilidade é uma decisão séria e que trará consequências para a empresa. Entretanto, se o empreendedor não estiver satisfeito com o trabalho, existem saídas para resolver essa situação.

Quer vir para a Trio Contabilidade? Conte com a gente

Comentários

Comentários não disponíveis